Li em algum lugar que hoje – 23 de outubro – se comemora o Dia do Aviador. Isso porque foi nesse dia, em 1906 em Paris, que Santos Dumont fez o seu histórico voo com o 14 Bis. Então, fiquei pensando em vários filmes – e séries – que se passam em aviões, desde o clássico Aeroporto até o recente – e fraco – Alerta Máximo, com Gerard Butler. Por isso, aqui vai uma listinha com cinco filmes e uma série bons, que estão disponíveis no streaming.
Santos Dumont -Looke
Tinha que falar sobre ele não é? Alberto Santos Dumont (João Pedro Zappa) nasceu para entrar para a história. Membro de uma tradicional família portuguesa e filho de um engenheiro de obras públicas, Dumont mostrou interesse em física e mecânica desde cedo, e, a partir de então, o sucesso pareceu ser seu destino certo. Ele foi o primeiro ser humano a voar em um avião, mas até se ser conhecido como o pai da aviação, não deixou de viver todo o glamour de sua época. A minissérie tem 6 episódios – crítica aqui.
O Voo – Paramount Plus/ Globoplay
Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial. Só que ele tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, já que sua frieza e conhecimento permitiram que uma aterrisagem impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.
Sully: O Herói do Rio Hudson – HBO Max
A história é bem conhecida, e o filme é sensacional. Em 2009, o mundo ficou em estado de choque quando o Capitão Chesley “Sully” Sullenberger conseguiu pousar um avião em pane no rio Hudson. Ele não mostra apenas os momentos anteriores e o acidente propriamente dito onde o capitão salvou mais de 100 passageiros com uma manobra arriscadíssima. Ele destaca a investigação posterior na qual Sully é questionado se realmente a decisão de pousar no rio e consequentemente perder uma aeronave cara foi acertada e se era a única alternativa. O filme é estrelado por Tom Hanks e tem direção de Clint Eastwood – crítica aqui.
7500 – Prime Video
Suspense dos bons e pouco conhecido (crítica aqui). Durante um voo entre Berlim e Paris, terroristas, que estavam escondidos entre os passageiros, atacam, e querem a todo o custo entrar na cabine do piloto, dominando assim o controle do avião. No entanto, o jovem co-piloto Tobias Ellis (Joseph Gordon-Levitt) faz de tudo para evitar uma catástrofe. O filme se passa praticamente todo o tempo dentro de uma cabine de um avião. O interessante é que, como o filme é curto – têm apenas 90 minutos – o diretor estreante Patrick Vollrath consegue manter a tensão todo o tempo.
O Sequestro do Voo 375 – Disney Plus
O Sequestro do Voo 375 acompanha o trabalhador Nonato (Jorge Paz), que se rebela contra o presidente da época (José Sarney) e as dificuldades de um país em crise. Com isso, orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo (Danilo Grangheia), o piloto desse avião, se vê responsável pela vida das mais de 100 pessoas a bordo. E mesmo com toda tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira, impactando para sempre a aviação. Ótimo filme brasileiro – a crítica está aqui.
Top Gun: Maverick – Paramount Plus
Grande sucesso do cinema, essa continuação de Top Gun: Ases Indomáveis se passa mais de trinta anos depois. Pete Mitchell (Tom Cruise), mais conhecido como Maverick, continua rebelde. Ele está testando jatos no deserto, quando uma oportunidade aparece. Ele tem que aceitar um novo desafio. Este consiste de treinar jovens pilotos de Top Gun para participar da mais difícil missão possível. Entre os jovens está Rooster, o filho de seu grande amigo Goose (feito por Anthony Edwards no primeiro filme). E além dos desafios técnicos, eles tem que enfrentar seus próprio limites. Concorreu a seis Oscars, inclusive melhor filme, e ganhou o de melhor som. A crítica está aqui.