fbpx

10 dicas de filmes com Jack Nicholson

Jack Nicholson é um dos maiores atores da história. Vencedor de três Oscars, teve um papel importante em diversos dos grandes filmes que foram produzidos e também premiados. ele completou 83 anos hoje, mas desde 2010 – com Como Você Sabe –  não atua mais. Houve um tempo que se falou que ele sairia da aposentadoria para fazer uma versão do filme alemão Toni Erdmann. Mas não rolou. É bem provável que tenhamos que nos contentar com os filmes de Jack que estão aí – e são ótimos. Há vários disponíveis no streaming, veja aqui:

Batman  – HBO Go

Sim , Heath Ledger e Joaquin Phoenix são maravilhosos como o Coringa, papel que deu o oscar a ambos. Mas em 1989, Jack fez história com seu Coringa colorido, divertido e ao mesmo tempo, assustador. Dizem que ganhou 60 milhões de dólares pelo papel. Primeira grande super-produção séria para o cinema com o homem-morcego, Batman mostrava Michael Keaton no papel principal, enfrentando o seu mais terrível inimigo.

Um Estranho no Ninho – Amazon

Esse foi o filme que deu o primeiro Oscar para Jack, em 1975.  O filme levou também os de atriz (Louise Fletcher), diretor (Milos Forman), roteiro adaptado e filme (Michael Douglas era um dos produtores). Baseado no livro homônimo de Ken Kesey, é ambientado em uma clínica psiquiátrica. Conta a história de Randall McMurphy (Jack), um cara de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched (Louise Fletcher).

Os Infiltrados – Telecine Play

Outro filme de Jack Nicholson premiado com o Oscar de melhor filme, e ainda diretor (Martin Scorsese), roteiro adaptado e edição. Jack concorreu ao Globo de Ouro e ao BAFTA, como Frank Costello, um chefão da Máfia. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio),  é um jovem policial, que recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank. Billy conquista sua confiança ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que atuou na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação.  Só que quando a máfia e a polícia descobrem que há um espião entre eles, a vida de ambos passa a correr perigo.

Sem Destino – Netflix

Esse foi o primeiro papel de Jack que chamou a atenção de Hollywood, lhe deu até sua primeira indicação ao Oscar, como coadjuvante. Ele faz o advogado alcoólatra, George Harrison, um papel que seria de Rip Torn, que acabou saindo da história. No filme, dois motociclistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) contrabandearem drogas do México para Los Angeles, e a vendem para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo ao leste do país na tentativa de chegar em Nova Orleans, em tempo para o Mardi Gras.

Profissão Repórter – HBO Go

Jack Nicholson trabalhou com vários diretores importantes. Aqui ele é dirigido por Michelangelo Antonioni. No filme, ele é David Locke, um repórter desiludido, que é enviado em missão no Norte da África. Ao se deparar com o corpo de um homem, querendo recomeçar a vida, assume a identidade do cadáver. Ele logo descobre que o cara era um perigoso traficante de armas. No elenco está Maria Schneider, que fez o filme logo após O Último Tango em Paris.

Melhor é Impossivel – HBO Go

O filme deu o último Oscar para Jack Nicholson e também para Helen Hunt como atriz. Os dois ganharam também o SAG’s e o Globo de Ouro. No filme, Jack é Melvin Udall, um escritor obsessivo-compulsivo, que é rude com todos que encontra, inclusive com Simon (Greg Kinnear), seu vizinho. Quando Simon é hospitalizado, o cão dele é deixado aos cuidados do rabugento escritor. Pouco a pouco, ele tenta melhorar e acha ser capaz de ter um relacionamento com a garçonete (Helen Hunt) do restaurante local, a única que o serve e tolera suas peculiaridades.

Lobo  – HBO Go

Os críticos não gostam, mas eu sempre gostei bastante desse filme. Aliás, o revi outro dia e ele continua bem eficiente, apesar de ter envelhecido um pouco. Editor de livros (Jack Nicholson) é mordido por um lobo na zona rural de Vermont. Já um senhor, ele de repente se sente jovem e cheio de vida depois do estranho incidente e precisa se controlar para não ser dominado pelo novo instinto animal. No elenco estão Michelle Pfeiffer, James Spader, e Christopher Plummer.

Tratamento de Choque – Telecine

O filme me deixa um pouco nervosa, mas adoro Jack e Adam Sandler, então vamos lá. Dave Buznik (Adam Sandler) é geralmente um cara pacato que não gosta de confrontos. Porém, depois de uma briga a bordo de um avião, ele tem que ir a um terapeuta para controlar sua agressividade. É quando começa o tratamento com o Dr. Buddy Rydell (Jack), o qual poderia usar um pouco da sua própria terapia.

Como Você Sabe  -Netflix

Último filme de Jack, mais uma vez dirigido por seu amigo, e responsável por Melhor é Impossível, James L. Brooks. A vida inteira de Lisa Jorgenson (Reese Witherspoon) é definida pelo softbol, mas aos 31 anos, ela é considerada velha demais e é cortada do time. Sem rumo, ela começa a sair com Matty (Owen Wilson), um mulherengo encantador que joga beisebol profissional. Na mesma época, ela vai a um encontro às cegas com George (Paul Rudd), um homem de negócios em péssima situação por causa de fraude de ações. Jack faz Charles, o pai de George.

Questão de Honra – Now/Claro Vídeo e Globoplay

Eu gosto muito desse filme, ainda mais por essa cena clássica – você não pode suportar a verdade!. Então, se por algum motivo você nunca viu o filmão Questão de Honra, não veja o vídeo abaixo! Tem #spoiler! Jack levou indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua atuação como o coronel durão Jessep. Um jovem advogado (Tom Cruise) tenta descobrir a verdade sobre a morte de um soldado em uma base militar. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de um alerta vermelho, uma punição extraoficial ordenada por um oficial superior. No elenco, ainda estão Demi Moore e Kevin Bacon.

Três dos mais importantes filmes de Jack, Chinatown , O Iluminado e Laços de Ternura (que lhe deu o Oscar de coadjuvante), estão disponíveis somente on demand, para aluguel ou compra. Chinatown custa R$4,90 para alugar no Google Play, enquanto O Iluminado sai por R$7,90. Já  Laços de Ternura custa 5,90 na Microsoft.  Todos valem a pena!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *