fbpx

Uma história politicamente incorreta

Eu nunca cheguei a ler o livro best-seller Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, mas já havia ouvido falar e cheguei inclusive a dar de presente uma vez. Ele está na lista de livros para ler (agora estou lendo a interessante biografia de Rita Lee). Mas a ideia é boa, já que o autor Leandro Narloch, que já foi editor da revista Superinteressante, defende, através de pesquisas históricas, que grande parte das máximas apresentadas por estudiosos da história do Brasil são irreais ou distorcidas.

Resultado de imagem para guia politicamente incorreto livro

A série, que começará a ser exibida neste sábado (21/10) a partir das 21h45 no canal History, terá oito episódios. Com apresentação do vlogger Felipe Castanhari, ela utiliza imagens computadorizadas, animações e reconstituições, para contar a história do Brasil com essa visão diferente. Tem entrevistas com convidados especiais, como Luiz Felipe Pondé e Ricardo Boechat, que, de forma bem-humorada, ajudam a inflar a discussão sobre importantes fatos históricos.

Resultado de imagem para guia politicamente incorreto série felipe castanhari

No episódio de estreia, Brazil com Z, a pergunta inicial é se existia um Brasil antes de 1500. Na verdade, sim. Guerras, conquistas, lutas por território, especialistas mostram animais gigantes que foram extintos pela mão do homem e a forma agressiva com que os índios cuidavam da natureza. Esclarece também a origem oculta de nossos símbolos nacionais, nas palavras de gente como Nelson Motta, Lira Neto, Milton Neves e Mauro Betting.

Os episódios abordam desde o Brasil antes do descobrimento nesse primeiro momento até a ditadura militar, passando pelos bandeirantes e Santos Dumont (onde há a discussão se ele foi ou não o inventor do avião). De acordo com Matheus Ruas, diretor da série, as pesquisas revelaram algumas surpresas. “Para investigar a história de Santos Dumont, fomos até o Rio de Janeiro, para conversar com especialistas da Força Aérea do Brasil, e aos Estados Unidos, falar com especialistas e familiares dos irmãos Wright. As histórias que surgiram foram surpreendentes”

Resultado de imagem para guia politicamente incorreto série felipe castanhari

Para o autor do livro, Leandro Narloch, a adaptação para a TV é um sonho realizado: “o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil é uma obra polêmica, que causa desconforto em muitos leitores. A opção da série de apresentar as afirmações do livro e discuti-las com especialistas foi ótima para criar um debate e mostrar como a divergência de ideias pode levar a uma interessante linha narrativa”.

Eu estive num evento essa semana onde foi mostrado uma coletânea de cenas de vários episódios, e gostei do que vi. Fiquei curiosa para assistir esse primeiro episódio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *