Em apenas dois dias, Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, saiu na frente na Temporada de Premiações. Isso porque ele levou os prêmios de melhor filme tanto no Gotham Awards como no New York Film Critics Circle. E a notícia boa pra gente é que Wagner Moura levou o prêmio de ator e Agente Secreto o de filme internacional dos críticos de Nova York . Para quem não sabe, o prêmio do críticos de Nova York é um dos quatro grandes prêmios da crítica americana, junto com o National Board of Review (NBR), o Los Angeles Film Critics Association (LAFCA), e o National Society of Film Critics (NSFC).

Premiados do New York Film Critics Circle
Kleber Mendonça Filho já tinha vencido na categoria de Melhor Filme Internacional entre os críticos de NY em 2020, com Bacurau, que acabou ficando fora da disputa do Oscar. Quanto a Wagner, é preciso lembrar que o vencedor do ano passado, Adrien Brody (O Brutalista) também levou o Oscar de ator. tenho minhas restrições quanto à atuação de Benicio del Toro em Uma Batalha Após a Outra, mas fiquei feliz com o reconhecimento de Amy Madigan (A Hora do Mal). Veja abaixo a lista dos vencedores:

Filme – Uma Batalha Após a Outra
Direção – Jafar Panahi – Foi Apenas um Acidente
Ator – Wagner Moura – O Agente Secreto
Atriz – Rose Byrne – If I Had Legs I’d Kick You

Ator Coadjuvante – Benicio Del Toro – Uma Batalha Após a Outra
Atriz Coadjuvante – Amy Madigan – A Hora do mal
Roteiro – Marty Supreme
Animação – KPop Demon Hunters
Filme Internacional – O Agente Secreto
Documentário – My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow
Fotografia – Pecadores

Melhor Primeiro Filme – Eephus (Carson Lund)
Premiados do Gotham
Apesar de ter ganhado o prêmio principal da noite, Uma Batalha Após a Outra não foi considerado o grande vencedor. Esse título ficou com Foi Apenas um Acidente, de Jafar Panahi. Isso porque ele levou os prêmios de filme estrangeiro, direção e roteiro. O Gotham só tem duas categorias de atuação: principal e coadjuvante, sem dividir por gênero . Fiquei muito feliz com o reconhecimento de Wunmi Mosaku (Pecadores). Eu sou fã dela desde Lovecraft Country. Veja abaixo os vencedores do Gotham.
Filme – Uma Batalha Após a Outra — Paul Thomas Anderso
Filme Internacional – Foi Apenas um Acidente

Direção – Jafar Panahi — Foi Apenas um Acidente
Roteiro Original – Foi Apenas um Acidente
Direção de Estreia – Akinola Davies Jr. — A Sombra do Meu Pai
Atuação Principal – Sopé Dìrísù — A Sombra do Meu Pai

Atuação Coadjuvante: Wunmi Mosaku — Pecadores

Documentário: My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow








































