fbpx

Quais são os melhores filmes do cinema europeu?

O European Film Awards não é tão famoso como outros prêmios de cinema de velho continente, como o BAFTA e o Goya. Mas, de qualquer maneira, também é um reconhecimento importante para o cinema a indústria cinematográfica local. Os escolhidos deste ano foram anunciados em um evento em Sevilha hoje. E, é bom lembrar que , normalmente, o vencedor aqui tem sido sempre indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. E vários ganharam (Ida –  também de Pawel Pawlikowski – , A Grande Beleza, Amour). Em 2017, entretanto, The Square foi o vencedor no EFA, mas no Oscar de filme estrangeiro quem levou foi o chileno Um Mulher Fantástica.

O grande vencedor do EFA deste ano foi Guerra Fria, programado para estrear nos cinemas por aqui em fevereiro. O filme  se passa durante a Guerra Fria.  Entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível. Guerra Fria já levou o prêmio de diretor em Cannes (Pawel Pawlikowski), além de ter sido escolhido como  filme estrangeiro do ano pelo National Board of Review e pelo New York Film Critics.

No EFA, ele levou quatro prêmios, Filme, Diretor (Pawel Pawlikowski), Atriz (Joanna Kulig) e Roteiro. Um dos meus filmes favoritos deste ano, A Morte de Stalin, levou o prêmio de melhor comédia

FILME – Guerra Fria

DOCUMENTÁRIO – Bergman — A Year In A Life

DIRETOR – Pawel Pawlikowski, Guerra Fria

FAVORITO DO PÚBLICO – Me Chame pelo seu Nome

CURTA-METRAGEM – The Years

COMÉDIA – A Morte de Stalin

ATRIZ – Joanna Kulig, Guerra Fria

ROTEIRO – Guerra Fria

ANIMAÇÃO – Another Day Of Life

DESCOBERTA – PRIX FIPRESCI – Girl,  de Lukas Dhont

ATOR – Marcello Fonte, Dogman

CO-PRODUTORES – PRIX EURIMAGES – Konstantinos Kontovrakis and Giorgos Karnavas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *