fbpx

O Traidor vai abrir o Festival do Cinema Italiano

O cinema italiano já nos deu alguns dos maiores diretores da história. Fellini, Visconti, Bertolucci, De Sica, Lattuada, Antonioni. E é também o país que mais vezes ganhou o Oscar de filme estrangeiro. Foram 14, entre eles o meu favorito da vida, Cinema Paradiso. Agora, no dia 19, vai começar um novo Festival do Cinema italiano em São Paulo. Ele terá como filme de abertura o candidato da Itália para o Oscar de 2020, O Traidor.

O filme é uma co-produção entre Itália, Brasil, Alemanha e França. É baseado na história real do mafioso italiano Tommaso Buscetta (1928 -2000), o primeiro do alto escalão da organização criminosa siciliana Cosa Nostra a delatar seus comparsas à justiça no caso conhecido como Maxi-Processo. O filme foi filmado parcialmente no Rio de Janeiro e é dirigido por Marco Bellocchio. No elenco estão Pierfrancesco Favino no papel de Buscetta,  a brasileira Maria Fernanda Cândido como a esposa brasileira do mafioso e Fausto Alesi como o intérprete do juiz Giovanni Falcone.

A história de O Traidor

O filme acompanha a jornada de Tommaso Buscetta, mafioso que se exilou no Brasil se afastando da máfia no começo da expansão do tráfico de heroína. Ele é preso e mandado de volta para a Itália. Só que durante o processo que se segue, ele, sentindo que a máfia abandonou os princípios sobre os quais foi fundada, faz um acordo com o estado para depor contra seus ex-colegas. Aos poucos são mostradas as relações que trouxeram a situação até este ponto, enquanto Tommaso revê aqueles com quem um dia se associou.

O 14º Festival de Cinema Italiano em novembro em São Paulo. Inclui ainda a mostra de outros 13 longas recentes e inéditos em sua Sessão Contemporânea, os quais disputam entre si o Prêmio de Melhor Filme do evento escolhidos pela crítica e público. Já na Sessão Retrospectiva, o Festival contempla o público com filmes de um nome marcante da cinematografia italiana.

Está em São Paulo e quer saber como fazer parte dessa festa? Vá até o Instagram do Blog de Hollywood e descubra. https://www.instagram.com/blogdehollywood/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *