fbpx

Já tem prêmio para as três atrizes de A Favorita

O filme A Favorita foi o escolhido para a abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que teve sua pré-estreia ontem – a Mostra vai até dia 31 de outubro com mais de 340 filmes. A Favorita mostra a época do reinado da rainha Anne (Olivia Colman) na Inglaterra do século 18. Só que apesar de ocupar o trono , quem realmente manda na política é sua melhor amiga, Lady Sarah (Rachel Weisz). O problema é que quando uma esperta criada, Abigail (Emma Stone), chega à corte, ela vê um caminho para se tornar a nova favorita da rainha.

O filme já tinha causado furor no Festival de Veneza, especialmente com a atuação de Olivia Colman como a rainha Anne. Ela inclusive recebeu o prêmio de melhor atriz. Olivia, que será rainha novamente em breve, assumindo o papel que foi de Claire Foy nas duas primeiras temporadas de The Crown, está realmente excelente. É o papel que mais se sobressai. Mas é preciso prestar atenção também nas nuances das interpretações de Emma Stone e Rachel Weisz,  esta num papel que seria originalmente de Kate Winslet.

As duas travam uma batalha no estilo de A Malvada, o filme clássico dos anos 50. Só que aqui a diferença é que as duas competem pela atenção da rainha. A Lady Sarah, de Rachel é classuda e mandona. Você sabe o que esperar dela. Já a Abigail de Emma Stone é aparentemente doce, mas muito ardilosa – a perfeita Eve Harrington. As duas são vencedoras do Oscar, então você já pode imaginar os grandes duelos dessas ótimas atrizes. Hoje (18), foi inclusive anunciado que as três  – Emma, Rachel e Olivia – receberão um prêmio especial do júri no Gotham Awards, que será entregue em 25 de novembro em Nova York. Uma bela atitude, já que realmente seria difícil escolher quem está melhor.

O filme é dirigido por Yorgos Lanthimos, de O Lagosta e de O Sacrifício do Cervo Sagrado. A Favorita é seu filme mais acessível, mas é claro que tem sua dose de estranheza, que é peculiar ao diretor. Especialmente o final, preste atenção. A Favorita terá mais duas exibições durante a Mostra, nos dias 20 (sábado) no Espaço Itaú Frei Caneca, e no dia 24 (quarta-feira) no Cineart Petrobrás. Para quem não está em São Paulo, o filme entrará em circuito nacional em 24 de janeiro, bem no meio da temporada de premiações.

As fotos usadas são de divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *