O caso do desaparecimento da garotinha Madeleine McCann em Portugal comoveu o mundo. E até hoje, 18 anos depois, o caso continua aberto, e ainda atrai atenções. Já produziram vários documentários sobre o assuntos, com as mais diversas interpretações sobre o que aconteceu. Um mais recente é Madeleine McCann: The Prime Suspect, uma série documental de 3 episódios, que está disponível no Universal Plus. A ideia aqui é seguir os caminhos de Christian Bruckner, e que um promotor alemão considerou o principal suspeito do sequestro.
Tudo começa em 3 de maio de 2007. A menina britânica de apenas 3 anos foi vista pela última vez em um apartamento turístico em Praia da Luz, Portugal, durante férias com a família. Dirigida pelo premiado Simon Rawles, a produção apresenta material de arquivo inédito, fazendo uma investigação profunda e um olhar centrado no principal suspeito do caso: Christian Brueckner, que na ocasião da filmagem estava cumprindo pena por abuso sexual. O documentário traça uma cronologia detalhada dos acontecimentos, revisita as figuras suspeitas e destaca como diferentes pistas levaram ao foco em Brueckner. A série documental traz ainda entrevistas exclusivas com jornalistas investigativos, oferecendo novas perspectivas sobre um caso que segue comovendo o mundo.
O que achei?
O gênero true crime ficou ainda mais popular depois da popularização do streaming. Há um monte deles. Confesso que não é um gênero que me atrai. Entretanto me lembro muito bem quando o caso de Madeleine McCann aconteceu. E marcou tanto que todo esse tempo depois o caso ainda continua a atrair a atenção. Aqui o foco é a investigação para saber se Christian Bruckner é realmente o responsável ou não pelo sequestro. E a série vai fundo, ligando uma pessoa à outra, que pode ter alguma resposta. Os produtores deixam claro que Christian B., como se referem a ele, é um vilão e um imprestável. Mas a pergunta é se ele é realmente tem um envolvimento com o caso. E isso só se revela no final do terceiro episódio, baseado nas provas coletadas.
O investigador Mark Williams- Thomas vai a fundo na investigação. Fala com os promotores, especialistas em segurança cibernética, possíveis testemunhas, e mais. Há um momento em que os investigadores tem que sair correndo de uma possível fonte, que vai atrás deles com uma arma na mão. É interessante de acompanhar.
E eu tive a oportunidade de entrevistar o produtor da série Ed Kellie (obrigada, amigas do Universal Plus). E a grande curiosidade é que no dia de nossa conversa, saiu a notícia de que Christian B. fora solto da prisão onde estava por causa de um outro caso. Nossa conversa rendeu mais ainda.