Adoro histórias de amor. Mesmo aquelas mais complicadas, que podem ou não dar certo. Tipo Vidas Passadas (disponível no Telecine – crítica aqui ). E essa semana estreou na Apple TV Plus o filme Por Inteiro, com Brett Goldstein e Imogen Poots (gosto muito dela, apesar de me dar impressão de que não toma banho, rsrs) . O filme envolve, faz sofrer com os dois, mas acaba sendo um tanto superficial, já que você não fica sabendo dos reais motivos das escolhas de cada um.
Laura (Imogen Poots) e Simon (Brett Goldstein) são dois melhores amigos. Eles nutrem um amor escondido um pelo outro. Só que as coisas se complicam quando Laura faz um teste encontrar sua suposta alma gêmea – que não é Simon. O filme acompanha a vida dos dois ao longo dos doze anos seguintes. Mesmo com as reviravoltas da vida, como casamento, filhos e tragédia, ambos continuam a resistir ao impulso de alterar os rumos que suas vidas tomaram. No entanto, o sentimento inegável de que pertencem um ao outro persiste, tornando cada escolha mais difícil e suas decisões mais complexas.
O que achei?
Por Inteiro se passa num futuro próximo, onde o teste para achar a alma gêmea evita toda a procura pela sua outra metade. E com isso também ficam escravos de uma possível escolha perfeita. É claro que Simon e Laura já começam apaixonados, mas o teste diz que outra pessoa é perfeita para Laura. E com isso, por não falarem o que realmente sentem, passam por várias situações separados. Até que não mais…
Por Inteiro tem uma boa estrutura de roteiro, passando por diversas épocas da vida dos dois. Entretanto falha ao não explicar os motivos pelos quais os dois ficam separados. Por que em momento algum não passa pela cabeça de Laura a separação do marido, já que sofre tanto por Simon? E por que Simon nunca tenta nada antes de Laura casar-se ? Esse dois fatores não são explicados, e acabam minando a identificação do público com o casal.
Mas há um grande triunfo que é a interpretação de Imogen Poots como Laura, sempre parecendo que está à beira de um ataque de nervos. Ela é sensacional. Brett Goldstein (conhecido por Ted Lasso), funciona bem, mas não tem a mesma garra dramática. Os dois tem um boa química. Mas no final, essa história vai deixar você triste – eu pelo menos fiquei – pelo conhecido “e se ?”. E se as coisas tivessem sido diferentes, e se os caminhos fossem outros? Esse tipo de história sempre me deprime.
Curiosidade: Zawe Ashton, que faz o papel de Andrea, é casada com Tom Hiddleston.