Apesar de gostar muito de filme de terror, nunca tinha assistido Extermínio (28 dias depois), de 2002, com direção de Danny Boyle. Reconhecido como um clássico de gênero, por uma razão ou outra, acabava sempre deixando passar. Mas há algum tempo, resolvi assistir o filme na HBO Max. E confesso que foi decepcionante ! Mas ao mesmo tempo me interessei bastante por O Extermínio 3: A Evolução que se passa 28 anos depois. Tinha perdido o filme nos cinemas, mas o elenco me conquistou. Então aqui vão as críticas dos dois ( não tive coragem de ver Extermínio 2 – ou seja 28 semanas depois).
Extermínio
Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua ensandecidos. 28 dias aa volta, ensandecidos . Após este acontecimento, Jim (Cillian Murphy) desperta do coma em um hospital. Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado. Após uma explosão, Jim encontra outros sobreviventes, Selena (Naomi Harris) e Mark (Noah Huntley), que o levam a um local seguro e lhe explicam a situação atual. Decidido a reencontrar seus pais, Jim decide partir e é acompanhado pela dupla de novos companheiros. Até que, ao se refugiarem em um prédio, ouvem uma transmissão pelo rádio de que um grupo de soldados comandados pelo major Henry West (Christopher Eccleston) está se reunindo e diz ter a solução para a cura da infecção provocada pelo vírus.
É interessante ver que o filme foi clara fonte de inspiração que Extermínio foi para vários filmes do gênero, em especial The Walking Dead. Especialmente o despertar dentro de um hospital. O problema do filme para quem o vê hoje em dia é que tudo ficou muito velho e ultrapassado. Mesmo que na época tenha sido inovador, confesso que achei cansativo, e sua linguagem ficou ultrapassada. E também, apesar de todo mundo o amar, eu acho Cillian Murphy repetitivo e cansativo em todos os seus papéis.
Extermínio 3: A Evolução
Em Extermínio: A Evolução (28 Years Later), já se passaram três décadas desde que o vírus da raiva escapou do laboratório de pesquisas médicas . Ele contaminou grande parte da humanidade, transformando-os em zumbis apavorantes. Agora, acompanhamos as estratégias de sobrevivência de um grupo que, isolados numa ilha, encontraram um jeito de viver entre as criaturas. Amparados por um muro e conectados com os territórios contaminados por uma estrada altamente protegida, alguns cidadãos do grupo precisam sair numa missão. Fora da segurança de sua comunidade, eles descobrem novos horrores e mutações que parecem ter acometido não só os infectados, mas também os sobreviventes que ficaram.
O elenco me atraiu especialmente por causa de Ralph Fiennes, Jodie Comer e Aaron Taylor Johnson. Mas já aviso que todos aparecem pouco.O ator principal é o garotinho Alfie Willliams, que se sai muito bem. Aaron faz o pai do menino, Jodie, a mãe, e Ralph, que aparece só nos momentos finais, é um médico que se afastou de tudo e todos. Todos estão muito bem – Aaron até me surpreendeu. O filme me manteve mais interessada que o original, e deixa claro que planeja mais uma etapa dessa história. A história é mais interessante nesse terceiro filme, e confesso que me manteve atenta todo o tempo. Hoje em dia é uma conquista.