Quem ama cachorro como eu, foi correndo ver Caramelo, que estreou ontem na Netflix. Tanto que o filme já se tornou rapidamente o mais visto do serviço. E claro, me emocionei, como aconteceu com tantos outros do gênero, como Quatro Vidas de um Cachorro ou O Caminho de Casa. E o bom disso é que é um filme que vai arrancar sorrisos e emoções, uma bela Sessão da Tarde. É uma fofa produção nacional que terá apelo no mundo inteiro por ser uma história com apelo universal.
Pedro (Rafael Vitti), um chef de cozinha que está prestes a realizar o sonho de comandar seu próprio restaurante. No entanto, sua vida toma um rumo inesperado após um diagnóstico que o obriga a repensar suas prioridades. Nesse momento crucial, ele encontra apoio em um simpático cão de rua, um vira-lata caramelo (cujo nome na vida real é Amendoim). Este o ajuda a redescobrir o significado da vida e a enfrentar seus desafios com uma nova perspectiva. Juntos, eles embarcam em uma jornada cheia de obstáculos e emoções, construindo uma conexão única e inspiradora.
O que achei?
O filme já começa com uma daquelas cenas que acabam comigo. Uma pessoa abandona o coitadinho do filhote numa estrada dentro de uma caixa. E o filhotinho esperto, afinal é um vira-latas (amooo), acaba aprendendo a se virar. O cachorro Amendoim, que faz o papel de Caramelo, é sensacional. Cheio de expressões divertidas, especialmente quando vislumbra uma comida – o roubo do frango assado é muito legal. A forma como o caminho de Caramelo cruza o caminho de Pedro também é muito eficiente.
Achei interessante que o filme não glamouriza o cachorro. Sim, ele destrói tudo, mas também é um carinho só para quem lhe dá amor. Mas o filme não é apenas uma história sobre um cachorrinho sendo adotado. Há também a luta de Pedro para realizar seu sonho, de encontrar o amor, e enfrentar uma doença. E a relação com Caramelo é parte importante nessa história, como só quem tem um cachorro sabe.
João Vitti é um ator limitado, e precisa urgentemente de uma fonoaudióloga. Mas, ao mesmo tempo, tem uma simpatia contagiante e se esforça, especialmente nos momentos mais dramáticos. No elenco, ainda há participações de Carolina Ferraz e de Paola Carrosella como ela mesma (e está bem). Só que , é claro, no final o astro é Caramelo. E o filme termina de uma maneira tão linda, na praia, e poética, que com certeza vai emocionar você.
Como Amendoim foi escolhido para ser Caramelo?
A história de como escolheram Amendoim para ser Caramelo já daria um outro filme. Ele foi adotado por Luis Estrela, que já integrava a produção do filme como treinador geral e responsável pelo bem-estar dos animais no set. A produção não tinha ainda o “intérprete” de Caramelo . E um belo dia, Amendoim apareceu no sítio onde Luís mora. “Ficou sentadinho lá, eram cinco horas da tarde. Estava lá sentadinho e parece que realmente ele nasceu para ser uma estrela e fazer a diferença no mundo”.

CARAMELO. (L to R) Amendoim as Caramelo in Caramelo. Cr. Courtesy of Netflix /Netflix © 2025