Confesso que fiquei chocada quando li que Diane Keaton havia falecido. Sempre a via com aquele sorriso largo e cheia de energia em suas aparições e filmes. Mas, infelizmente, ela se foi aos 79 anos – a família não divulgou a causa da morte. Fica uma carreira especialíssima , com um Oscar e um BAFTA (por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, em 1978), e dois Globos de Ouro (por Noivo Neurótico e Alguém tem que Ceder). Foi homenageada por um prêmio de carreira tanto pelo American Film Institute (veja aqui as fotos) como pelo David Di Donatello e ainda um Tributo do Lincoln Center. Foi também um ícone da moda, com suas roupas masculinas, chapéus, e muito branco e preto. E teve uma vida amorosa com grandes nomes como Al Pacino, Warren Beatty, e Woody Allen, com quem fez vários filmes.
Diane era uma grande atriz de comédia, mas também sabia fazer drama – sempre choro com ela em Tudo em família, um dos filmes de minha vida. Ele é um dos seis imperdíveis com ela , que estão disponíveis no steaming. Valem a pena para ver e rever o talento dessa grande estrela.
O Poderoso Chefão – Paramount Plus/ Netflix
O primeiro dos filmes adaptados da obra de Mario Puzo, é para mim, o melhor dos três. Ganhou três Oscars, filme, roteiro, e ator para Marlon Brando. Ele faz Don Corleone, o chefe de uma das famílias de mafiosos italianos mais respeitadas de Nova Iorque. Quando ele é ferido e afastado de suas funções, o filho Michael (Al Pacino) deve tomar as rédeas da situação para acabar com o responsável e manter a honra do pai intacta. Diane faz o papel de Kay, a namorada de Michael. Ela também está nas duas sequências, que também estão no streaming.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – MGM Plus
Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois. O filme ganhou os Oscars de filme, direção (Woody Allen), roteiro e atriz (Diane Keaton).
Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo – Netflix/Globoplay
O filme é a sequência de um grande sucesso (critica aqui) começa mostrando que as quatro amigas ficaram sem se ver por muito tempo, mas o clube do livro continuou enquanto elas se falavam por zoom (quem não fez isso?). Mas, durante o primeiro encontro pós pandemia, as duas, que agora estão lendo O Alquimista, de Paulo Coelho, resolvem dar uma chance ao destino. Como Vivian (Jane Fonda) foi pedida em casamento, as quatro decidem ir para a Itália para fazer uma despedida de solteira inesquecível. Só que , é claro, no meio de muito vinho e lugares maravilhosos, elas vãos e meter em grandes confusões até chegar ao seu destino final. A crítica deste está aqui.
Tudo em Família – Disney Plus
Adoro um bom filme de Natal, com todos os seus dramas e situações divertidas. Tudo em Família, que não teve grandes números de bilheteria, é um de meus preferidos. Me faz dar muita risada, mas no final… é de morrer de chorar. Meredith Morton (Sarah Jessica Parker) é uma elegante executiva, acostumada a enfrentar desafios. Entretanto o pior de todos está por vir, quando aceita o convite para passar o Natal com a família do seu namorado, Everett (Dermot Mulroney). Com hábitos muito diferentes dos seus, a família de Everett não causa nenhuma simpatia em Meredith. A recíproca é verdadeira, sendo que Sybil (Diane Keaton), mãe de Everett, antipatiza de cara com Meredith. Ao contrário da maior parte da família Ben (Luke Wilson), o irmão de Everett, tenta consolar Meredith de alguma forma.
As Filhas de Marvin – Looke
Quando Marvin (Hume Cronyn) sofre um derrame e fica incapacitado, sua filha Bessie (Diane Keaton) assume a tarefa de cuidar dele. Ela é também a responsável pela tia Ruth (Gwen Verdon), que sofre de uma doença na coluna desde criança e é viciada em novelas. Lee (Meryl Streep), a irmã mais nova de Bessie, não dá atenção para a família e vive em outro estado há anos. Ao descobrir que sofre de leucemia e necessita de um transplante de medula óssea, Bessie entra em contato com a irmã em busca de ajuda. Lee vai então visitá-la, levando consigo seus filhos Hank (Leonardo DiCaprio) e Charlie (Hal Scardino).
O Casamento do Ano – Prime Video
Missy (Amanda Seyfried) e Alejandro (Ben Barnes) se conhecem desde pequenos e estão prestes a se casar. Al, como é chamado pelos mais íntimos, é adotado e fica feliz com a notícia de que sua mãe biológica irá ao seu casamento. Mas tem um problema… Ela é muito religiosa e não acredita no divórcio. Com isso, o jovem pede para seus pais adotivos, divorciados há anos (Robert De Niro e Diane Keaton), para fingirem que vivem juntos e felizes.
