fbpx

Minhas lembranças inesquecíveis com Ian Holm

 data-srcset

Hoje quando comecei a ler os textos sobre a morte de Ian Holm aos 88 anos, fiquei surpresa como grande parte das chamadas citava-o nas chamadas como o ator de O Senhor dos Anéis. Sim, seu papel de Bilbo Bolseiro é aquele que provavelmente o fará ser lembrado pelas novas gerações. Mas Ian foi muito mais que isso. Considerado um dos maiores atores britânicos, ele era um grande especialista em Shakespeare. Fez várias peças. Ganhou vários prêmios no teatro, inclusive o Tony, em 1967, por The Homecoming. Foi indicado ao Oscar uma única vez, como coadjuvante por Carruagens de Fogo (1981). Por esse filme ganhou prêmio em Cannes e o seus segundo BAFTA (o primeiro foi com The Bofors Gun, de 1967).

Ian Holm com Ben Cross em cena de Carruagens de Fogo

Tenho muitas memórias boas de filmes com o ator, como O Senhor dos Anéis, por exemplo. Uma outra delas, infelizmente não disponível no streaming, é no filme Hamlet, de Mel Gibson. Outra é O Quinto Elemento. Mas há outras, que são possíveis de encontrar por aí.

Ian Holm como Polonius em Hamlet

Alien – o Oitavo Passageiro – Para alugar/comprar no Google Play, Microsoft e Apple TV

Um de meus filmes preferidos. Uma perfeita combinação de terror e ficção científica. Para mim é também o momento mais inesquecível de Ian Holm no cinema americano como Ash, o grande antagonista do filme como o oficial de ciências. No filme uma nave espacial, em seu caminho de volta para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

O Dia Depois de Amanhã – Telecine

Sempre vejo e revejo esse filme quando é exibido na TV. Na história, após o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid)ser totalmente ignorado pelos funcionários da ONU ao apresentar preocupações ambientais, sua pesquisa torna-se verdadeira quando uma enorme tempestade se desenvolve. Isso dá  início a calamidades naturais catastróficas em todo o mundo. Tentando chegar ao seu filho Sam (Jake Gyllenhaal), que está preso em Nova York  Jack tem que viajar a pé da Filadélfia para chegar a Sam antes que seja muito tarde. Ian Holm faz o cientista Terry Rapson, que está em uma base no norte, e troca ideias e informações com Jack.

Brazil – O filme – Telecine e Amazon

Filme de ficção científica distópica de 1985, dirigido por Terry Gilliam. Conta a história de Sam Lowry (Jonathan Pryce), que vive em um Estado futurista totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia. Nele todos são governados por fichas e cartões de crédito. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton (Kim Greist), uma terrorista. Ian Holm é Mr. Kurtzmann, o chefe de Sam.

O Aviador – HBO Go

Ian é o Professor Fitz no filme dirigido por Martin Scorsese. Ele é contratado por Howard Hughes para ajudar nas filmagens de Hell’s Angels, que ele produziu. Esse é um dos momentos da biografia do milionário, feito por Leonardo Di Caprio, que ganhou cinco Oscars, inclusive o de atriz coadjuvante para Cate Blanchett.

O Hobbit: A Batalha dos cinco exércitos – Telecine

Esse foi o último filme de Ian Holm, uma participação especial como o Bilbo, que ele criou em O Senhor dos Anéis no desfecho da história do Hobbit. Um belo e emocionante momento de adeus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *