fbpx

Essas incríveis Mulheres do Século 20!

 data-srcset

O título do filme já indica. Mulheres do Século 20 é, em sua essência, um filme para mulheres. Os homens, é claro, não irão obrigatoriamente detestar (apesar de haver essa probabilidade). A verdade é que ele é mais indicado para quem gosta de histórias intimistas, que vão se envolver com essa família fora dos padrões, que estreou esta semana nos cinemas.

A história se passa no final dos anos 70 – uma época pré-AIDS, CD’s de música (imagine downloads) e celulares. É uma história semiautobiográfica, já que muito da personagem principal é baseado na mãe do diretor Mike Mills. No filme, ela é Dorothea, vivida por Annette Bening, uma mulher separada que mora com o filho pré-adolescente, Jamie. Quando o menino começa a viver uma fase rebelde, ela pede ajuda a duas outras mulheres.  Abbie (Greta Gerwig) é inquilina na casa deles e gosta de viver intensamente. Já Julie (Elle Fanning) é a melhor amiga do menino, e é dois anos mais velha que ele. Nesse pequeno mundo ainda há William (Billy Crudup), outro inquilino da casa.

O filme é uma produção pequena que obviamente não almeja grandes números de bilheteria. É poético e emocionante, sem esquecer os momentos divertidos. Fala sobre relacionamentos, sobre momentos de mudança, próprios de cada uma das faixas etárias dos personagens. Todos no elenco estão bem. O garoto Lucas Jade Zumann é uma boa descoberta, mas é claro que com um papel tão forte nas mãos, é Annette Bening quem faz a festa. Ela tem uma atuação corajosa e sem pudores, inclusive com closes inclementes que mostram bem a sua idade. Ela foi indicada ao Globo de Ouro.

Resultado de imagem para 20th century women annette bening

No final, o que fica de Mulheres do Século 20 é a sensação de um momento bom passado junto com uma família improvável, que se diverte, se ama, mas pouco se entende. Como tantas…

Resultado de imagem para 20th century women annette bening

 style
 style

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *