fbpx

As casas assombradas da Netflix

Ontem, sexta-feira 13, como sempre, apaguei as luzes pra ver um filme assustador. Escolhi Voice from the Stone (Voz da Pedra), disponível na Netflix. Baseado no livro de Silvio Raffo, o filme conta a história de uma governanta/enfermeira (Emilia Clarke, de Game of Thrones), que chega a uma mansão na Toscana. Seu objetivo é cuidar de um garoto que deixou de falar após a morte da mãe. O filme tem uma fotografia que lembra aqueles filmes ingleses dos anos 60/70, com muito clima, feitos em casas e castelos afastados de tudo e de todos. Têm óbvias influências de filmes como Rebecca-A Mulher Inesquecível, o pouco conhecido Uma fresta no teto, Os Outros, Os Inocentes, e até Mary Poppins.

Mas apesar de muito clima, o filme não consegue engatar no suspense, e muito menos assustar. É mais um daqueles casos de um conceito perfeito, mas pouco conteúdo. Não era bem o que eu esperava. Afinal, há vários filmes e séries bem assustadores com o tema de casas assombradas. Então, se você também gosta, veja abaixo as minhas dicas, todas disponíveis na Netflix:

A Maldição da Residência Hill

A série é baseada no livro de Shirley Jackson, que já tinha rendido um filme, A Casa Amaldiçoada, de 1999. Na série,Hugh e Olivia Crain mais seus cinco filhos, se mudam para a Mansão Hill com o objetivo é reformá-la para depois vendê-la por um preço mais alto. Só que elementos sobrenaturais presentes na casa vão interferir nos planos de maneira trágica e deixar marcas profundas na família. Anos depois, os irmãos crescidos terão que lidar com vários fantasmas do passado. Afinal, a casa estabeleceu uma ligação forte com a família Crain e, aparentemente, quer todos de volta, para sempre. É bem boa!!!

Jessabelle – O Passado nunca Morre

Esse foi o primeiro filme em que vi Sarah Snook, uma atriz sempre interessante, que hoje está em Succession. Aqui ela faz o papel principal. Depois de sofrer um terrível acidente, Jessie precisa voltar a morar na casa do pai. Enquanto tenta lidar com as pernas imobilizadas, ela tem que enfrentar uma presença maligna e misteriosa chamada Jessabelle, que começa a atormentá-la.

O Último Capítulo

Ruth Wilson (The Affair) faz uma enfermeira contratada para cuidar de uma escritora de livros de terror em sua casa, onde cada canto guarda um segredo. No papel da escritora, está a estrela dos anos 60 e 70, Paula Prentiss. O filme, entretanto, sofre do mesmo problema de Voice from the Stone: conceito perfeito e pouco conteúdo. Mas vale conhecer!

O Segredo da Cabana

Com roteiro de Joss Whedon, e ainda a presença de Chris Hemsworth (pré-Thor) e Jesse Williams (pré-Grey’s Anatomy), o filme virou cult. Cinco amigos vão passar um feriado em uma cabana nas montanhas. Lá descobrem um diário antigo no porão, que começam a ler. Aos poucos eles acreditam estar cercados pelo sobrenatural, mas em breve vão entender que há muito mais acontecendo.

A Casa Monstro

Ótima animação, com alguns momentos bem assustadores. A casa dos Nebbercracker sempre deu arrepios no jovem DJ, que tem um verdadeiro pânico do velho Epaminondas. Ele já viu o homem cometer diversas maldades com as crianças que passam por ali, mas na noite de Halloween ele percebe que o lugar é perigoso de verdade.

Outras opções

Mas há outras várias boas opções  fora da Netflix. A primeira temporada de American Horror Story , por exemplo, está no FoxPlay. Não tão bom, mas com o mesmo tema, é A Maldição da Casa Winchester, que está na Amazon Prime. A Casa Amaldiçoada, com Liam Neeson, está disponível para aluguel no Google Play , assim como A Casa dos Sonhos, com Daniel Craig.

E, é claro, tem Amityville!

Desde quando marcou época em 1979, com Horror em Amityville, a história de uma bela residência que guardava um segredo obscuro esteve presente várias vezes no cinema.  O apelo foi enorme, ainda mais porque a casa realmente existia. Em 1982, houve uma continuação chamada Terror em Amityville e depois um remake em 2005. Esse inclusive tinha no elenco Ryan Reynolds e Chloe Grace Moretz. A última adaptação foi em 2017, Amityville: O Despertar (somente esta está na Netflix), com  Jennifer Jason Leigh, Bella Thorne e Jennifer Morrison.

Fotos de divulgação

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *