fbpx

Anunciados os indicados ao Spirit

O Independent Spirit Awards se aproxima cada dia mais do Oscar. Hoje, dia 26 de novembro, foram anunciados os indicados ao prêmio, que é entregue um dia antes do Oscar, ou seja, em 2014  será no dia 01 de março. O filme que conseguiu o maior número de indicações foi 12 Years a Slave,  que já vem sido considerado o favorito para o Oscar de melhor filme. A diferença é que um filme como Gravidade não pode concorrer no Spirit, não só por ter sido produzido por um grande estúdio mas também por ter custado mais do que é permitido pelas regras do prêmio (20 milhões de dólares).

Entre os indicados estão:

Melhor filme: 12 Years a Slave, All is Lost, Frances Ha, Inside Llewlyn Davis-  Balada de um Homem Comum e Nebraska

Com todo o falatório sobre 12 Years…  é bem provável que o filme seja o vencedor.

Melhor Atriz: Cate Blanchett (Blue Jasmine), Julie Delpy (Antes da Meia-Noite), Gaby Hoffman (Crystal Fairy), Brie Larson (Short Term 12) e Shailene Woodley (The Spectacular Now).

É pouco provável que alguém tire o prêmio de Cate Blachett. Ainda mais que Sandra Bullock não está no páreo. A grande surpresa foi a inclusão de Gaby Hoffman, que tirou do páreo uma  favorita, Greta Gerwig (Frances Ha). Outro ponto a destacar é a presença na lista de Shailene Woodley, que parece estar pronta para se tornar a próxima Jennifer Lawrence.

Melhor Ator: Chiwetel Ejiofor (12 Years a Slave), Bruce Dern (Nebraska), Oscar Isaac (Inside Llewlyn Davis – Balada de um Homem Comum), Michael B. Jordan ( Fruitvale Station), Matthew McConaughey (The Dallas Buyer´s Club), Robert Redford (All is Lost).

Pelo grande número de performances excelentes de atores neste ano, foi aumentado para seis o número de concorrentes nesta categoria. E aparentemente Chiwetel Ejifor deve ser o único que conseguirá tirar o prêmio de Matthew McConaughey, que emagreceu e dizem estar fantástico no filme. Outro concorrente forte é Bruce Dern, que ganhou o prêmio em Cannes .

Melhor Diretor:Shane Carruth (Upstream Color), J.C. Chandor (All is Lost), Steve McQueen (12 Years a Slave), Jeff Nichols (Amor Bandido) e Alexander Payne (Nebraska).

Sem Alfonso Cuarón (Gravidade) na lista, deve ser fácil para Steve McQueen levar o prêmio. Mas fico feliz de ver Jeff Nichols, do excelente Amor Bandido na lista.

O Independent Spirit Awards foi criado em 1984. seu objetivo era dar reconhecimento e premiar os filmes independentes que, na época não tinham nem dinheiro nem audiência para dar continuidade a suas produções. Hoje em dia, o cenário mudou e a procura e investimento em filmes independentes cresceu. Cerca de 200 filmes são analisados anualmente. Para se inscrever é necessário que o filme tenha pelo menos 70 minutos de duração,  custado menos de 20 milhões de dólares e participado de pelo menos um dos seguintes festivais: Los Angeles, Toronto, New York, Sundance, Telluride ou ainda ter sido exibido em alguma sala de cinema comercial dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *