O romance Ligações Perigosas , de autoria de Choderlos de Laclos, teve sua primeira publicação em 1782. A obra retrata as relações de um grupo de aristocratas ociosos e sem escrúpulos que se dedicam a destruir as reputações de seus pares. O enredo tem como foco o Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, que manipulam e humilham outros personagens através de intrigas e jogos de sedução. O cinema e a TV já fizeram diversas versões dessa história (mais sobre isso no final desse texto). E agora, mais uma estreou na HBO Max. Trata-se de um prelúdio da história de Valmont e principalmente da marquesa, por isso mesmo tem o nome de Merteuil: Jogos de Sedução. Mas o que me chamou realmente a atenção, mesmo gostando muito dessa história, foram as presenças de Lucas Bravo (de Emily em Paris) e Diane Kruger no elenco.

A história começa contando como Isabelle (Anamaria Vartolomei) era uma freira que foi enganada pelo Visconde de Vamont (o feio Vincent Lacoste). Sem saída, ela apela para a tia de Valmont (Diane Kruger). Esta tem seus próprios problemas, e vê na jovem uma maneira de voltar a ter uma importância nas cortes francesas. Agora, ela precisa encarar um universo repleto de intrigas, manipulação e disputas sociais, desafiando as convenções de uma sociedade fortemente marcada pela desigualdade de gênero. Lucas Bravo faz o papel de Gercourt, um homem totalmente amoral, que vai cruzar o caminho de Isabelle.
O que achei?
Só um episódio está disponível na HBO Max, os cinco restantes serão lançados um a cada semana. Esse introduz todos os personagens da sinopse, e ainda mostra uma Isabelle inocente. Mas a personagem de Diane Kruger será uma provável inspiração para que ela se torne a marquesa de Merteuil que conhecemos. e Lucas Bravo faz um libertino muitoooo interessante. O que senti de problema nesse primeiro episódio foi a escalação de Vincent Lacoste como Valmont. Esse personagem tem que ser sensual ao extremo, e Lacoste não consegue, rsrs, especialmente com aquela boquinha de boneca.

A produção é de primeira linha, e ficam aqui os destaques para os figurinos e a direção de arte. Mas fiquei muito curiosa para ver como Isabelle vai se tornar a Marquesa que conhecemos especialmente pela interpretação indicada ao Oscar de Ligações Perigosas, de Stephen Frears (disponível no Oldflix).

Outras adaptações
A versão de Frears é a mais famosa, mas há outras tantas, pena que a maioria está indisponível no streaming. Entre elas, as versões japonesa e coreana, e também a minissérie brasileira com Patricia Pillar. Há ainda as produções com Jeanne Moreau, de 1959, e com Catherine Deneuve, de 2003. O que é possível encontrar no streaming atualmente é a minissérie de 2022, no MGM plus (mas que a crítica destruiu), e outra que se passa nos dias atuais, da Netflix. E também há Valmont: Uma História de Seduções de Milos Forman, de 1989, que está na Apple TV para aluguel/compra.









































