De vez em quando gosto de procurar no streaming filmes sobre os quais nunca ouvi falar. É sempre uma experiência interessante. Na maioria das vezes não muito positiva (rsrs), mas ocasionalmente acho alguma coisa boa. Eu escolhi dessa vez um filme mexicano sobre viagem no tempo chamado Nossos Tempos. Curtinho – só tem 90 minutos – , simpático, divertido, romântico, e que até faz pensar sobre as diferenças de gerações. Está na Netflix, e eu gostei.
Nora e Héctor são físicos parceiros em um projeto científico inédito, construir uma máquina de viagem no tempo. Só que o que começa como uma experiência de laboratório logo se transforma em um desafio pessoal e emocional. Isso porque a invenção dá certo. E logo os dois, que vivem nos anos 60, se veem em um mundo atual mais avançado tecnológica e socialmente. O filme ainda ressalta a empolgação de Nora, encantada com os avanços do novo século, e também com o fato que sua opinião é finalmente ouvida. E também mostra a dificuldade de Héctor em aceitar as mudanças, e que não é mais o todo poderoso do projeto.
O que achei?
Eu adoro filmes sobre viagens no tempo. Sempre fico entusiasmada de ver os choques de comportamentos tão diferentes daqueles aos quais os personagens estão acostumados. Em Nossos Tempos isso fica bem claro. E o maior choque é ver como a opinião da mulher ganha maior respeito nos dias de hoje. E principalmente a maneira como Nora e Hector passam a ver seus novos papéis na sociedade. Gosto do fato de que Hector não é mostrado como um machista raiz. Mas sim como um homem fruto de seu tempo, que não consegue suportar o fato de que Nora pode assumir um protagonismo.
Há, é claro, vários momentos divertidos. E também alguns os curiosos – repare que há um DeLorean ao lado da loja de conveniência que Nora e Hector vão pedir informações, uma clara referência à De Volta para o Futuro. A fotografia , a direção de arte, figurino, funcionam bem. E até mesmo o final, que pode parecer brega (a maquiagem da cena é horrível), mas para românticas incuráveis como eu, se torna bem-vindo. Gostei!
Como curiosidade, Lucero, que faz Nora, é uma cantora e atriz de grande sucesso no México. E os mais velhos provavelmente vão lembrar de seu primeiro trabalho de sucesso. Ela foi Chispita na novela homônima de grande sucesso dos anos 80.