É claro que todo mundo se lembra de Matthew Macfadyen como um Mr. Darcy perfeito em Orgulho e Preconceito. Aliás, foi ali que eu o descobri. Mas, Macfadyen é um grande ator, diversas vezes premiado, que deixou de lado a possibilidade de se ater somente a papéis de galã. Hoje ele completa 51 anos, então aqui estão quatro filmes e duas séries estrelados por ele que estão disponíveis no streaming, e que valem a pena.
Orgulho e Preconceito – Globoplay
Belíssima versão do grande livro de Jane Austen, que concorreu a vários Oscars. Se passa na Inglaterra, em 1797. As cinco irmãs Bennet – Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) – foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen).
Holland – Prime Vídeo
Tudo parece perfeito na vida da meticulosa professora e dona de casa Nancy Vandergroot (Nicole Kidman). Ela vive numa pequena cidade no estado de Michigan chamada Holland, conhecida por suas raízes holandesas e a plantação de tulipas. Nancy é um dos pilares dessa comunidade na qual mora com o marido Fred (Matthew Macfadyen) e o filho Harry (Jude Hill). A realidade dos sonhos, porém, transforma-se numa história estranha e sombria quando Nancy e o colega de trabalho Dave (Gael García Bernal) desconfiam de um segredo do marido. E saem à procura de pistas para desvendar o obscuro mistério. O que descobrem, entretanto, não se parece em nada com a vida impecável que se apresenta na superfície. O filme não é grande coisa, mas os atores são ótimos – crítica aqui.
Morte no Funeral – Prime Vídeo
Com a morte do patriarca, uma família inglesa de classe média alta, dividida por ciúmes e segredos, se reúne para o funeral. Daniel (Matthew Macfadyen), um dos filhos, promete para a sua mulher Jane (Keeley Hawes) uma nova vida e faz de tudo para que a despedida do pai seja boa. Mas seu irmão, um romancista de sucesso, só pensa em paquerar belas mulheres. O namorado da prima ingere acidentalmente drogas e passa a ter delírios. Como se não bastasse, um anão (Peter Dinklage) chega ao velório, pedindo dinheiro para não revelar que era o amante de seu pai. Daniel, então, precisa arranjar uma forma de resolver a confusão para que a calamidade não aumente.
O soldado que não existiu – Netflix
A história se baseia em histórias reais descritas no livro de John McIntyre. O personagem principal é Ewen Montagu (Colin Firth), um juiz, espião e oficial da inteligência naval da Inglaterra. Ele planejou a operação Mincemeat, além de ser um dos agentes que a executou. Os dois oficiais de inteligência planejaram quebrar o controle mortal de Hitler sobre a Europa com um plano criativo e ousado. Eles utilizaram um cadáver e documentos falsos para enganar as tropas alemãs. Tudo na esperança de mudar o curso da Segunda Guerra Mundial e salvar dezenas de milhares de vidas. Vale muito a pena – a crítica está aqui.
Ripper Street – Looke
Série que teve cinco temporadas, e se passa em Londres, em 1889, após os assassinatos cometidos por Jack The Ripper. A infame Divisão H, departamento de polícia responsável por manter a ordem no distrito de Whitechapel, está em um estado caótico, tentando manter a ordem após tanto tumulto.
Succession – HBO MAX
Logan Roy (Brian Cox) é o patriarca de uma das famílias mais poderosas da atualidade e dono de um império midiático conhecido como Waystar Royco. Ele sempre se dedicou mais aos negócios do que aos quatro filhos – Connor (Alan Ruck), Kendall (Jeremy Strong), Roman (Kieran Culkin) e Siobhan (Sarah Snook). Quando Logan tem uma piora em seu estado de saúde, seus descendentes iniciam uma disputa pelo controle das empresas. Mas a fome de poder se mostra bastante perigosa, colocando à prova a lealdade de cada um deles. A série foi muito premiada no Emmy, Globo de Ouro e Critics Choice.
