De vez em quando a gente tem agradáveis surpresas com filmes dos quais você nunca tinha ouvido falar. Esse foi o meu caso com Sr. Blake ao seu dispor, que estreou nos cinemas. É um filme francês estrelado por John Malkovich – falando francês todo o tempo. Trata-se de uma comédia, de sorrisos, já aviso, não de gargalhadas. Vale ser visto, você vai sair do cinema com uma sensação boa.
O filme se baseia no best-seller homônimo de 2012 traduzido para 17 idiomas, de autoria de Gilles Legardinier, responsável também pela direção e roteiro. Desde a morte de sua esposa, Diane, Andrew Blake não tem mais ânimo para nada. Ele só tem uma ideia em mente: voltar para a França e se aproximar das lembranças felizes no local onde conheceu sua amada. E para isso está disposto a renunciar ao sucesso e correr todos os riscos. Mas sua viagem não ocorre como planejado e Blake se vê obrigado a desempenhar o papel de mordomo para ficar na mansão onde tudo aconteceu.
O que achei?
O que me chamou mais a atenção foi o fato de John Malkovich falando em francês todo o tempo. Eu sabia que o ator falava a língua, mas realmente foi surpreendente. Também porque a história não perde muito tempo explicando a situação absurda que faz com que ele comece a trabalhar como mordomo. Melhor assim. É um daqueles típicos filme conforto para assistir quando você quer fugir do mundo. Tem até um gatinho, Mephisto, como personagem chave da história, rsrs.
A maior parte da trama se passa dentro de um castelo (parece Downton Abbey, só que francês, rsrs). Os personagens são doces, divertidos, cheios de medos (mais ou menos como a maioria de nós). A dona do local, que está prestes a perder tudo, é feita pela sempre maravilhosa e charmosa Fanny Ardant. Ela e John Malkovich tem ótima química. Mas o ator domina todo o tempo. E está ótimo.
Vale ver esse pequeno e delicioso filme.
