Eu amo cachorros e filmes sobre cachorros. Choro e me emociono com eles ( menos Sempre ao seu Lado, que nunca tive coragem de ver). Então é claro que fiquei bem curiosa para ver O Amigo, com Naomi Watts, que descobri que está na Prime Vídeo. O amigo participou do Festival de Toronto, e eu vi o filme no avião. É emocionante , além de triste e divertido ao mesmo tempo.

É um drama que se baseia no livro homônimo de Sigrid Nunez. Ele conta a história de uma escritora que acaba sem muita escolha , e adota um Dogue Alemão chamado Apollo que pertencia a um falecido amigo e mentor. Só que tanto ela como o cachorro estão enfrentando um processo de luto que marcará suas vidas e sua relação para sempre.
O que achei?
Começo primeiro falando sobre o cachorro. O cachorro que faz Apollo ( o nome dele é Bing) é um dos melhores atores caninos que já vi. Pelo menos desde o Messi de Anatomia de uma Queda. E isso obviamente faz com que você fique com os olhos colados nele. É perceptível ver cada um de seus sentimentos – realmente incrível. A história da ligação entre ele e Iris (personagem de Naomi) vai se desenvolvendo aos poucos, mas de maneira muito forte. Ambos tem em comum o luto pela perda de Walter (Bill Murray). E os dois obviamente não conseguem lidar com isso.

Para qualquer um que tem cachorros (como é o meu caso), é fácil vislumbrar as ações, especialmente quando há tristeza envolvida. E também do lado de Iris, acompanhamos seu desejo de fugir da responsabilidade de cuidar de Apollo ( ela diz que prefere gatos), mas… Bem, não vou entregar mais. O que posso dizer é que você vai sentir um nó na garganta cada vez que há a tentativa de separar esses dois. Ao mesmo tempo vai sorrir com a total falta de jeito de um com o outro. Um belo e tocante filme.










































