Eu gosto bastante de filmes de desastre. Normalmente, eles tem uma tensão que deixa você na ponta da cadeira para conseguir enxergar melhor o que vai acontecer a seguir. Quando são baseados em histórias reais, que me são desconhecidas, ainda melhor. É o caso de O Ônibus Perdido, que estreou no fim de semana na Apple TV Plus. O diferencial aqui é que tem um grande diretor – Paul Greeengrass – e ainda Matthew McConaughey, sempre um ator eficiente, em grande forma. Vai deixar você tenso e vale a pena ver.
No filme, um motorista de ônibus escolar arrisca sua vida para salvar uma professora e seus alunos de um incêndio mortal. Numa jornada contra o tempo, Kevin McKay é um pai dedicado e um motorista que, diante de um dos incêndios mais fatais da história americana, recebe um chamado para resgatar um grupo de estudantes e uma professora chamada Mary Ludwig. Enquanto o fogo destrói a paisagem da cidade de Paradise, Kevin e Mary entram numa batalha para salvar 22 crianças de um terrível e assustador inferno.
O que achei?
O filme tem momentos de enorme tensão. A gente , mesmo sem conhecer o caso, imagina que tudo ficará bem com as crianças, mas a cada momento, você fica tensa com a situação. E o coitado do Kevin, o motorista do ônibus, é um sofrimento só. Não se dá bem com o filho, teve que sacrificar o cachorro, tem problema de dinheiro, e agora está perdido no meio do fogo tendo que salvar uma professora e as várias crianças. Só que ele é Matthew McConaughey, que alterna atuações boas e brilhante, e que faz seu primeiro trabalho como ator nos anos 2020 com este filme. E ele está ótimo – há um momento mais que perfeito quando ele se desespera, sem ver saída do lugar onde está com o ônibus. Vale ver.
E o diretor Paul Greengrass, que sabe faze bons suspenses como Capitão Phillips, e Jason Bourne, se sai muito bem aqui. Paul divide a ação entre a estratégia dos bombeiros e a fuga do ônibus. Ele dá um toque diferencial ao gênero, com o fogo parecendo que tem vida própria. E isso deixa a gente ainda mais nervoso, especialmente na parte final. Vale ver.
Curiosidade: os atores que fazem o filho e a mãe de Kevin são feitos pelo filho (Levi McConaughey) e a mãe (Kay McConaughey) de Matthew na vida real. Com isso, traz três gerações da família McConaughey juntas no filme.
