Não sou uma daquelas fãs incondicionais de Yellowstone. Vi um ou outro episódio, apesar de saber o que acontece na história. Mas fiquei bem curiosa para assistir as duas séries-prelúdio, que agora estão disponíveis na Netflix. Eu já tinha visto os três primeiros episódios de 1923 quando chegou na Paramount Plus, mas acabei não terminando por causa da época (tinha muita coisa para ver). Mas agora que estão na Netflix, resolvi assistir, e não me arrependi.
1883
1883 é uma minissérie. Aborda a maneira como os primeiros Duttons chegaram em Montana para montar seu grande império. Ela segue a jornada de James Dutton (Tim McGraw), bisavô de John Dutton (Kevin Costner) , enquanto tenta construir o que virá a se tornar o grande rancho Yellowstone. Ele leva a mulher Margaret (Faith Hill) e os filhos Elsa (Isabel May) e John (Audie Rick), na expectativa de fugir da pobreza que a família passa no Tennessee. Assim, vai tentar construir uma vida melhor, seguindo as promessas oferecidas pelo grande e selvagem Oeste Americano. Eles enfrentam dramas pessoais enquanto tentam se manter esperançosos e, principalmente, vivos. Isso porque eles precisam cruzar um caminho repleto de tempestades de areia, foras-da-lei e disputas territoriais. Ou seja, é um faroeste raiz, com ataques de indígenas, carroças queimando, tiroteios em cima de cavalos, etc.
A série tem uma personagem central muito forte. Elsa é a grande força da história, uma mulher à frente do seu tempo. Mas todos os personagens principais são muito bons. O casal John e Margaret é feito pelo casal da vida real, os cantores country (e atores bissextos) Tim McGraw e Faith Hill. Ambos estão sensacionais. Este também é o caso de Sam Elliott (Brennan) e LaMonica Garrett (Thomas). 1883 é um bom início de história, apesar de perder muito tempo com histórias de coadjuvantes. Mas adorei as várias participações especiais de gente como Rita Wilson e Graham Greene (que faleceu recentemente).
1923
Com Harrison Ford e Helen Mirren, é impossível não gostar de 1923. Na primeira temporada, conhecemos uma nova geração da família Dutton. Entre alguns dos desafios que os rancheiros terão de enfrentar estão secas históricas, pandemias e os períodos conhecidos como Proibição e a Grande Depressão. A trama é focada em Cara Dutton (Helen Mirren) e Jacob Dutton (Harrison Ford), donos do Rancho Yellowstone – Jacob é irmão do John Dutton de Tim McGraw, que vai para Montana para cuidar dos filhos do irmão. A família tem que enfrentar inimigos poderosos que ameaçam sua posse de terras. Enquanto parte da família luta pelas terras, o sobrinho Spencer (Brandon Sklenar, de É Assim que Acaba) está na África, se apaixona por uma bela jovem, Alex (Julia Schlaepfer, de The Politician).
A série tem um pouco de tudo. Grandes conflitos, grandes romances (Spencer e Alex, Jacob e Cara), e ainda a busca pelo poder e pelas terras. Há inclusive a figura da banqueiro sem escrúpulos feito por Timothy Dalton (adoro ele). A primeira temporada termina com vários cliffhangers, que são resolvidos na segunda temporada, que está disponível somente na Paramount Plus. Quero ver logo.
Outros spinoff’s de Yellowstone que vem por aí
Com o fim de Yellowstone (especialmente por causa da saída de Kevin Costner), há vários projetos desse universo vindo por aí. Há uma ideia de uma série chamada 1944, que se passaria durante a II Guerra. Mas não há elenco definido e nem expectativa de estreia. O que já está em diferentes fases de produção são The Madison, com Michelle Pfeiffer e Kurt Russell, e The Dutton Ranch. Essa abordará uma nova fase da história de Beth Dutton e Rip Wheeler , com Kelly O’Reilly e Cole Hauser estrelando. The Madison seguirá a história de uma família de Nova York que se muda para Madison Valley no centro de Montana.
