Há alguns milhões de anos, lá em 1997, rsrs, eu lancei em VHS ( falei que eram milhões de anos, rsrs) o filme Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. Alguns anos depois também lancei a sequência Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. Por isso, queria muito ver essa sequência que estreou hoje nos cinemas, que também se chama Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. O filme, como trama e efeitos, é um nada, igual a milhões de outros que andam por aí. Mas eles acertam em cheio na nostalgia. E dá até vontade de aplaudir todas as referências – e presenças.
O novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado gira em torno de cinco jovens amigos que, após causarem um acidente de carro fatal, prometem guardar segredo sobre a tragédia que causaram e seguir em frente. Ou seja, igual ao primeiro filme. Mas o passado volta para assombrá-los quando são perseguidos por um maníaco armado com um gancho. À medida que o terror aumenta, eles devem enfrentar não apenas o perigo iminente, mas também os segredos que estão tentando enterrar. Enquanto cada um dos amigos vira alvo e vítima do assassino, eles descobrem que não são o primeiro grupo a passar por isso. Algo similar já aconteceu antes na pacata cidade de Southport. É assim que eles vão atrás dos dois únicos sobreviventes do lendário Massacre de Southport de 1997 para conseguirem ajuda.
O que achei ?
O filme apela descaradamente para nostalgia – e se sai bem com isso. Durante a pré-estreia abarrotada em que estive ontem, o público aplaudia as referências , e ria nos momentos certos. Isso compensa a falta de imaginação do restante da história. Seja na forma como as situações são apresentadas até a resolução final sobre quem é o assassino com o gancho. É igual a tantos e tantos outros que vieram depois. Os atores que fazem os amigos também são bem genéricos.
Mas o diferencial da nostalgia conquista muito, começando com as presenças de Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. para quem não se lembra, eles foram os únicos sobreviventes dos primeiros dois filmes . Mas há mais surpresas deliciosas para quem conhece os filmes. Não vou dar spoilers aqui. E fica a dica para assistir os dois antigos novamente para aproveitar ainda mais as referências. O filme de 1997 está na Netflix, e o de 1998 na HBO Max. Com certeza, você vai aproveitar muito mais essa nova produção. Inclusive a cena no meio dos créditos ( não saia correndo do cinema) que já implica que uma sequência virá por aí .