fbpx

As mudanças anunciadas para a festa do Oscar

Eu adoro a festa do Oscar, com toda a breguice e longos discursos, que a maioria das pessoas odeia. Mas, depois de levar tanta pancada do público e da imprensa, a cerimônia de entrega do prêmio no futuro será um pouco diferente. Isso, com certeza, aliado ao fato de que o evento de 2018 ficou 19% abaixo em audiência quando comparado com 2017, deve ter acendido o sinal vermelho. Então, foi anunciado hoje num comunicado para os associados as seguintes mudanças:

  • A criação  da categoria do melhor filme popular

Há quanto tempo que você ouve dizer que o Oscar só gosta de filmes pequenos, que não rendem quase nada na bilheteria? Isso é muito bonito num festival, mas não se pode esquecer que Hollywood é uma indústria, e sua grande festa tem que atrair o público. Então, filmes como Moonlight (argh!), Spotlight: Segredos Revelados (adoro!) e A Forma da Água, os últimos vencedores na categoria melhor filme, realmente não vão atrair nem uma alma a mais para o evento (que precisa garantir a felicidade dos patrocinadores, certo?)

Resultado de imagem para the shape of water

Vai longe o tempo em que filmes grandes, enormes sucessos de bilheteria, como O Retorno do Rei e Titanic eram os ganhadores do prêmio de melhor filme. No ano passado, produções elogiadas pela crítica como Logan e Mulher Maravilha apareceram somente nas categorias técnicas. A mesma coisa no ano anterior com, por exemplo, Deadpool (seria esperar demais da Academia, né? Rs) ou Mogli: O Menino Lobo. O comunicado, entretanto, não especifica os detalhes, como quais as regras que determinarão que filme será elegível na categoria, ou ainda se isso já é algo para o ano que vem – é provável – mas a intenção de mudança é clara.

Resultado de imagem para oscar titanic

  • A festa será mais curta.

Como as pessoas normalmente reclamam da duração da festa, com as suas costumeiras quase 4 horas. Portanto, as futuras exibições, já a partir de 2019, terão no máximo 3 horas. Para acomodar todos os prêmios nesse tempo reduzido, o Oscar  vai usar uma estratégia do Tony, e entregar alguns (provavelmente os menos interessantes como Documentário Curta, ou Edição de Som, durante o tempo dos comerciais. Esses momentos serão editados rapidamente e exibidos mais tarde ainda durante a transmissão. O Oscar já inclusive havia instituído algo anteriormente nesse sentido, com as premiações especiais e humanitárias, que ganharam uma noite só para elas – e três segundos  de tempo durante a festa principal (rs).

Resultado de imagem para oscar 2018 gif

  • O Oscar vai acontecer mais cedo

Uma das possíveis razões detectadas para a queda da audiência é que cresceram o número de prêmios televisionados nos Estados Unidos: Cristics Choice, Globo de Ouro, SAG’s, Spirit. E eles premiam basicamente os mesmos filmes e pessoas.  Então, a partir de 2020, em vez de acontecer no final de fevereiro/início de março, o Oscar será exibido na data anunciada de 9 de fevereiro. A festa de 2019 vai continuar  ainda em 24 de fevereiro conforme  já havia sido informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *