fbpx

O triste momento de Linda Ronstadt

Essa semana, quando perdemos o grande talento de James Ingram, era inevitável relembrar seu dueto com Linda Ronstadt. Os dois gravaram juntos a canção de Fievel: Um Conto AmericanoSomewhere Out There, inclusive gravando um clipe que, na época (1986), teve um grande sucesso. Mas, a carreira de Linda no cinema, não se resumiu a isso. Ela foi atriz em Pirates of Penzance, a lado de Kevin Kline, como Mabel. Além disso, suas músicas fizeram parte de vários filmes e séries, desde os anos 70 até um episódio de Os Simpsons no ano passado. Mas, infelizmente, Linda está aposentada. Ela não consegue mais cantar, nem atuar.

Isso se deve ao mal de Parkinson. Em entrevista ao programa CBS Sunday Morning, que será exibida amanhã nos Estados Unidos. Linda disse que começou a ter problemas com sua voz no ano 2000. O diagnóstico de Parkinson, entretanto, só aconteceu em 2013. Ela percebeu que havia passado a gritar  em vez de cantar em seus shows. Isso fez com que ela se aposentasse em 2009, mesmo sem saber o que a afligia.

” Quando você está acostumada a fazer certas coisas durante toda a sua vida, como amarrar seu sapato ou escovar os dentes, e de repente não pode fazer mais isso você se pergunta, ‘o que está acontecendo aqui?’. Então você tem que começar a aprender a pedir ajuda , e isso custa um pouco. Mas eu faço isso agora, porque eu preciso de ajuda.”

De qualquer maneira, Linda irá lançar seu primeiro álbum gravado ao vivo, Live in Hollywood, agora aos 72 anos. Este inclui 12 canções que foram retiradas de um concerto de 1980 que se tornou um especial da HBO, quando sua voz estava perfeita.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *