fbpx

Um dia especial para Liam Neeson

Eu admiro muito o trabalho de Liam Neeson e principalmente sua capacidade de se reinventar e de se transformar num astro de ação quando já estava quase chegando aos 60 anos. Agora, hoje ( dia 7), antes de chegar aos cinemas com Ted 2 em agosto, Liam vai comemorar 63 anos. Isso mesmo. E nesse dia, para celebrar, o canal FX resolveu homenagear o ator com alguns de seus grandes sucessos desta fase mais recente de sua carreira. Veja só:

O primeiro deles a ser exibido, ás 16.15, é um pouco anterior a sua fase Charles Bronson. É Cruzada, de 2005, onde ele faz o nobre Godfrey de Ibelin,  pai de Balian (Orlando Bloom), o mocinho do filme. Godfrey é o responsável por reconhecer o rapaz e fazer dele seu herdeiro. No caminho para Jerusalém, durante a época das Cruzadas, ele acabará se tornando o defensor da cidade e de seus habitantes. O filme é um entretenimento razoável, bem feito como em geral são os filmes dirigidos por Ridley Scott.

Em seguida, às 18.45, vem o divisor de águas da carreira de Neeson, Busca Implacável (2008). Eu adoro! Já é clássica a história que o ator esperava que o filme fracassasse. Aceitou somente para sair do comum, fazer um personagem do tipo que não estava acostumado. E ainda passar quatro meses em Paris, frequentando aulas de karatê. Ironicamente, o filme foi um grande sucesso e o transformou em herói de ação aos 55 anos ao fazer um agente aposentado da CIA, que vai para Paris em busca de sua filha que foi raptada.

A sequência, Busca Implacável 2 (2012), começa logo a seguir, às 20.15. Não é tão bom como o primeiro, mas mesmo assim é um bom filme de ação. Aqui o herói, Bryan Mills e sua ex-mulher (Famke Janssen) são feitos reféns durante uma viagem a Istambul. O mandante é ninguém menos do que o pai de um homem que Bryan matou no filme anterior, em busca de vingança.

O programa termina com Esquadrão Classe A, versão cinematográfica da série de sucesso dos anos 80. Depois dos produtores considerarem nomes como George Clooney, Harrison Ford, Bruce Willis e Tommy Lee Jones para o papel principal, Liam Neeson se tornou Hannibal, líder de um grupo de veteranos da guerra do Iraque, que tentam limpar seu nome com o exército, já que são acusados de um crime. Completando o quarteto estão Bradley Cooper, Quinton Jackson e o insuportável Sharlto Copley. Apesar de uma sequência estar nos planos, ela foi cancelada pois o filme não rendeu o esperado na bilheteria. Mas o elenco parece ter se divertido muito durante as gravações.

A carreira de Neeson já seguiu diversos caminhos, mas ele sempre mantém um ponto em comum entre seus personagens. Como o próprio já disse em uma entrevista, “ eu me sinto atraído por papéis de homens solitários, que operam sozinhos. Há algo misterioso, másculo e austero neles.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *