fbpx

O desafio de ser Jesus Cristo no cinema

Quando eu era menina, a sexta-feira santa era o sinônimo de ver filmes sobre “os grandes heróis da Bíblia” , como dizia o título de uma série da época. Essa foi minha primeira formação religiosa da vida. Todos os anos tinha uma exibição de O Rei dos Reis, no qual Jeffrey Hunter se tornou o primeiro ator a mostrar o rosto como Jesus em uma grande produção de Hollywood do cinema falado – antes ele era sempre mostrado de longe ou de costas. E desde então, vários atores fizeram o papel de Jesus.

Resultado de imagem para jeffrey hunter jesus

Veja abaixo os meus destaques:

Robert Powell em Jesus de Nazaré (1977)

Até hoje, o rosto de Robert Powell é o mais associado ao de Jesus. O filme, dirigido por Franco Zeffirelli, foi um enorme sucesso na época. Depois do papel no filme , Robert continuou a fazer cinema e TV na Europa, mas na época chegou a dizer, “eu espero que Jesus Cristo seja o último na minha linha de homens jovens e sensíveis em muito tempo”.

Resultado de imagem para robert powell as jesus

Willem Dafoe em A Última Tentação de Cristo (1988)

Na época de seus lançamento, o escândalo foi grande quando Martin Scorsese dirigiu esse filme. Foi proibido no Chile, por exemplo, e em São Paulo, o então prefeito da cidade na época, Jânio Quadros, chegou a interditar alguns cinemas que exibiam o filme com a desculpa de “problemas de segurança”.  Os principais motivos era que o filme mostrava a nudez de Jesus e ainda que ele e Maria Madalena haveriam transado. O próprio Willem Dafoe chegou a sentir na pele (e na carreira) a controvérsia do filme. Acabou perdendo alguns papéis, inclusive em Tombstone – A Justiça está Chegando (que acabou nas mãos de Val Kilmer)

Imagem relacionada

Christian Bale em Maria: Em Nome da Fé (1999)

O filme não é tão conhecido, mas como sempre traz Christian Bale em mais uma interpretação intensa, mesmo só aparecendo em pouco mais de 40 minutos. Afinal, o filme é sobre a mãe de Jesus, Maria, feita por Pernilla August. Curiosidade: num outro extremo, Pernilla também foi a mãe de Anakin Skywalker, que depois virou Darth Vader, em doi filmes da saga de Star Wars.

Imagem relacionada

Jim Caviezel em A Paixão de Cristo (2004)

Até hoje, esse é o filme com tema religioso de maior bilheteria no mundo. E, é claro, há pouco tempo, o diretor Mel Gibson anunciou que fará uma sequência, novamente estrelada por Jim Caviezel. O pobre Caviezel sofreu com ombro deslocado, uma quase hipotermia (na cena da crucificação) e ainda um acidente que o deixou com uma grande  cicatriz nas costas. Mas parece estar disposto a voltar, afinal a parte da ressurreição deverá ser um pouco mais fácil, não é?

Resultado de imagem para jim caviezel jesus

Diogo Morgado em O Filho de Deus (2014)

O português Diogo Morgado pode não ser muito conhecido, mas sua atuação como Jesus neste filme é talvez a melhor que eu já tenha visto. Nunca vi um sorriso tão doce, que combina muito com Aquele que sempre pregou o amor e a fraternidade. Depois disso ele estrelou o filme brasileiro Matador, e ainda apareceu recentemente num episódio de MacGyver.

Resultado de imagem para diego morgado jesus

Rodrigo Santoro em Ben-Hur (2016)

Em várias entrevistas, Rodrigo Santoro falou sobre a emoção de fazer o papel de Jesus, ao lado do Ben-Hur de Jack Huston. Relembre aqui minha entrevista com ele na época da estreia do filme.

Joaquim Phoenix em Maria Madalena (2018)

O mais recente ator  a ser Jesus nas telas foi Joaquim Phoenix. O filme foi exibido esse ano nos cinemas, e representou um outro momento especial para o ator. Ele e Rooney Mara, que fez Maria Madalena, levaram a história para a vida real, e começaram a namorar.

Resultado de imagem para joaquin phoenix mary magdalene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *