fbpx
Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cinema

Feliz aniversário, Michael Douglas!

Foi uma feliz coincidência que hoje, 25 de setembro, fui à sessão de imprensa de Um Amor de Vizinha, filme que vai estrear no cinema dia 9 de outubro. Coincidência pois o filme é estrelado por Michael Douglas, que completa hoje 70 anos. E ele continua charmoso, bom ator, com um grande carisma. Um Amor de Vizinha é dirigido por Rob Reiner e é uma divertida comédia romântica sobre o amor na terceira idade. Ao seu lado está Diane Keaton. Como na maioria de seus filmes, a química que Michael desenvolve com as atrizes é sempre especial.

Ele começou sendo simplesmente o filho de Kirk Douglas, grande astro do cinema e ator principal do filme Spartacus. Seu primeiro filme foi O Protesto, em 1969, mas Michael só ficou realmente conhecido com uma série de TV. San Francisco Urgente durou cinco temporadas (1972 – 1977) e mostrava dois detetives (Michael e Karl Malden), que investigavam casos de polícia na cidade. Paralelamente,  começou uma carreira de produtor e logo de primeira acertou em cheio. Um Estranho no Ninho foi o vencedor do Oscar de 1975. Ele chegou até a vir ao Brasil para lançar o filme na época. Um amigo, o diretor de cinema Alfredo Sternheim, que estava num evento com a presença de Michael na ocasião, disse que nem deu muita atenção para ele, afinal  “era só o filho de Kirk Douglas”.

Kirk e Michael Douglas em foto recente

Só que as coisas estavam mudando. Em seu trabalho seguinte como produtor, ele também atuava: Síndrome da China (1979), ao lado de Jane Fonda e Jack Lemmon. Novo sucesso de bilheteria. A partir daí,  começou a investir ainda mais em sua carreira de ator, sem esquecer o lado produtor. Fez os enormes sucessos Tudo por uma Esmeralda (1984) e A Joia do Nilo (1985), dois filmes que adoro. Neles, Michael fazia o aventureiro Jack Colton, que se envolvia com a escritora Joan Wilder (Kathleen Turner) em busca de tesouros. Na minha opinião ele nunca esteve tão bonito e tão sexy!

Glenn Close e Michael em Atração Fatal

Quando estrelou Atração Fatal (1987), ao lado de Glenn Close,  ele passou um período muito produtivo. Logo em seguida, no mesmo ano, ganhou o Oscar de melhor ator como Gordon Gekko em Wall Street – Poder e Cobiça. Fez outro de meus filmes favoritos (mas que não foi muito bem de bilheteria), o drama romântico passado na época da guerra, Uma Luz na Escuridão (1992), com Melanie Griffith, seguido de Instinto Selvagem (1992). Depois de marcar época ao lado de Sharon Stone,  embarcou num personagem totalmente diferente,  William Foster de Um Dia de Fúria (1993. Ele estava ótimo!

Seguiram-se outros filmes que se tornaram inesquecíveis : Assédio Sexual (1994), Meu Querido Presidente (1995), A Sombra e a Escuridão (1996). Logo depois, ele se separou de sua primeira mulher , Diandra, com que teve um filho, Cameron, e ficou solteiro por um tempo até conhecer Catherine Zeta- Jones, vinte e cinco anos mais jovem, que tinha acabado de ter seu enorme sucesso com A Máscara do Zorro. “Assim que conheci Catherine, eu disse que queria ter filhos com ela. E no momento em que descobri que ela fazia aniversário no mesmo dia que eu (Catherine também completa 45  anos hoje), tadaaaaaa! Também descobri que ela adora jogar golfe, aí percebi que todas as minhas fantasias haviam se tornado realidade. Eu tirei a sorte grande neste ponto de minha vida!” Os dois atuaram juntos (mas não tiveram cenas em comum) em Traffic: Ninguém sai Limpo (2000), quando Catherine já estava grávida de seu primeiro filho com Michael, Dylan. Os dois ainda tem uma menina, Carys.

Michael, Catherine e os filhos

Depois do nascimento de seus filhos , Michael começou a diminuir o ritmo de trabalho. Participou de vários filmes mas muitas vezes como coadjuvante, quase como uma participação especial como, por exemplo, em  Dois é Bom, Três é Demais (2006) . Fez alguns projetos pessoais como Acontece nas Melhores Famílias (2003), onde atua ao lado do pai Kirk, da mãe Diana Dill e do filho Cameron. Belo e emocionante. Também retornou a seu personagem mais famoso, Gordon Gekko, em  Wall Street – O Dinheiro nunca Dorme(2010)

Foi quando descobriu que tinha um câncer em estágio avançado, que anunciou num programa de TV. Foi mais um baque depois dos problemas de drogas enfrentados pelo filho Cameron, que acabou preso. Ele se recolheu por um tempo para fazer um tratamento que funcionou bem e  reapareceu recuperado. Quando voltou a atuar, o fez em grande estilo. Foi o pianista Liberace no telefilme da HBO, Minha Vida com Liberace (2013), ao lado de Matt Damon. Sua atuação foi simplesmente arrasadora. Ganhou todos os prêmios (Emmy, Globo de Ouro, SAG´s), foi aplaudido de pé e emocionou a todos com seus discursos.

Michael Douglas e Matt Damon em Minha Vida com Liberace

Depois do divertido Última Viagem a Vegas e de Um Amor de Vizinha, Michael está filmando agora sua estreia no universo Marvel em Homem-Formiga. Ele será Hank Pym, um cientista, criador do super herói Homem-Formiga. Ou seja,  mais um grande sucesso, para sua carreira de mais de 50 filmes como ator  e 19 como produtor.

Com Paul Rudd, seu companheiro de elenco em Homem-Formiga

Um de meus atores favoritos de todos os tempos, Michael falou sobre sua carreira, “eu sempre digo que você trabalha duro tanto em seus sucessos como em seus fracassos. Eu gosto de minha carreira. Muitos filmes. Vários sucessos mas no final aqueles que ficam são aqueles que ninguém queria fazer, de Um Dia de Fúria a Atração Fatal. Ou aqueles que foram tão bizarros como A Guerra dos Roses (1989) e Garotos Incríveis (2000)”.

Uma coisa é certa. Se o filme tem Michael Douglas, vai ser sempre um prazer assistir!

Eliane Munhoz

PS. Já tinha finalizado a matéria quando achei esse vídeo com uma apresentação que Catherine fez a Michael quando ele foi homenageado pelo American Film Institute por sua carreira em 2009. Ela canta e dança ao som da música de Chorus Line, filme que foi estrelado por Michael. Ela brinca, faz referências a todos os seus filmes e o emociona. Emocionou a mim também! Vale a pena assistir!

1 Comentário

1 Comentário

  1. wagner c.dos santos

    26 de setembro de 2014 às 12:56 pm

    Quem nunca viu atração fatal ou instinto selvagem…sou seu fã de carterinha e amo seus filmes…feliz aniversario michael…tudo de bom…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Streaming

Assisti todas as temporadas de The Walking Dead. Gostava da série mesmo quando ela se perdia. Isso é, quando tirava o foco da química...

Streaming

Resolvi fazer essas listas de dicas de séries (veja as da Max , da Star Plus, da Apple TV Plus e do Disney Plus) porque muita gente me...

Streaming

Resolvi fazer essas listas de dicas de séries ( veja os da Max , da Star Plus e da Apple TV Plus) porque muita gente me pede...

Streaming

Hoje me despeço mais uma vez de Roma (sempre ótimo vir aqui, mas amo voltar pra casa). E fiquei pensando sobre o fascínio que...

Streaming

Quando The Walking Dead terminou após 11 temporadas, deixou várias situações em suspense. Era já uma estratégia dos produtores para levar para o público vários...

Você também pode gostar de ler